Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

16/08/2019 - Boi gordo: Curtas escalas de abate trazem firmeza a maiores altas na arroba

Nesta semana, o fluxo da comercialização de animais pronto para abate se mostrou fraco na maioria das praças pecuárias do país, sendo os reportes de negócios pontuais diante da cautela por parte da ambas as pontas do mercado. O fato é que a escassez de boiada gorda já reflete no encurtamento das escalas de abate entre as indústrias frigoríficas. Porém, a ponta compradora limita o fluxo de suas aquisições ao máximo, adquirindo apenas lotes para atender necessidades mais urgentes valendo-se de ofertas oriundas de lotes a termos. Com a proximidade da segunda quinzena do mês, algumas indústrias mostram resistência em realizar maiores compras de gado preocupadas com ônus gerado pela formação de estoque ou dificuldade de repasse de custo ao atacado. Já do lado dos pecuaristas, este dão preferência no cumprimento de contratos pré-fixados em detrimento de realizar novas vendas. O quadro geral manteve um aspecto de estabilidade, contudo, nota-se muitas praças trabalhando com viés altista na arroba, o que pode indicar que a pressão altista deve manter-se ativa na próxima semana.

No Sudeste, a queda de braço entres os agentes do mercado restringiu o volume de negociações na maioria das praças. Em SP, as curtas escalas de abate, formadas em média para o início da próxima semana, traz para as negociações uma pressão altista sob os preços. No Centro-Oeste, os frigoríficos do MS trabalham com apertada programação de abate e, na maioria das praças do estado, a arroba trabalhou em alta. No Nordeste, alguns estados houve baixíssima liquidez de negócios diante da fraca atuação da ponta vendedora. Na região, o preço da arroba reagiu na tentativa de gerar maior fluxo de negócio. No Norte, apesar da escassa oferta de animais terminados, a disponibilidade de venda ainda foi suficiente para atender a maioria das plantas frigoríficas, entre as quais muitas optaram por realocar seus abates diários durante as próximas semanas para conseguir contemplar um volume mínimo de abate.

No atacado, uma melhora na comercialização da proteína com o maior consumo relativo ao dia dos pais, garantiu firmeza aos preços dos principais cortes nesta semana. No front externo, segundo os dados preliminares da SECEX, os embarques médios diários no acumulado das duas primeiras semanas de agosto registraram uma retração de 1,6% em comparação com o mês passado e uma queda de 12,1% em relação ao ano passado.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com