16/08/2019 - Soja: Grão amplia ganhos no mercado nacional
Os preços da soja comercializada no mercado disponível brasileiro apresentaram predominância de ajustes positivos, que se seguiram a elevação dos futuros de Chicago, alta do dólar e, sobretudo, forte escalada dos prêmios portuários.
A incidência de novos negócios foi maior graças ao aumento da margem dos produtores, que veem a grande chance de compor o seu caixa para as atividades de plantio que estão prestes a começar.
Se a intensificação das aquisições chinesas não pôde ser considerada um fato novo para se atribuir o aumento dos prêmios a ela, é possível abordar a entrada de algumas indústrias no circuito de comercialização como o destaque do dia.
Diante da queda dos volumes em seus estoques, muitos processadores, mesmo com margens debilitadas, voltaram a originar, ampliando a disputa pelo grão ainda não comercializado que já vai se tornando escasso.
Quanto as vendas futuras, dada a ampla liquidez do mercado disponível, somente as praças com baixo volume comercializado da temporada 2019/20 apresentaram quantidade significativa de novos negócios. O momento continua não sendo muito oportuno para fixação de preços de insumos em vista da ascensão da taxa de câmbio.
Fonte: IEG FNP