Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

16/08/2019 - Agenda Econômica, segunda-feira (16): Reação das autoridades monetárias a ameaça de recessão deverá

Na semana passada, o crescente temor do mercado em relação a uma estagnação do crescimento da economia mundial dominou o noticiário. A diminuição do comércio internacional, a escalada das tensões geopolíticas e, sobretudo, a inversão do comportamento da curva de rendimentos dos títulos públicos norte-americanos de 3 meses e 10 anos fizeram os investidores fugirem para ativos de baixo risco de mercado e liquidez.

Neste sentido, nessa semana, os movimentos do Federal Reserve serão interpretados sob duas perspectivas: quanto as expectativas de redução da taxa de juros e em relação a confirmação de ações em antecipação a uma recessão global.

A participação de Jerome Powell, presidente do Fed, no congresso de Jackson Hole, Wyoming, será examinada pelos investidores para buscar quaisquer indicações sobre o futuro caminho da política monetária. No evento, se prevê que a autoridade monetária dê uma medida de como o órgão interpreta a inversão da curva de rendimentos dos juros e, por conseguinte, pistas sobre a redução ou não da taxa-alvo no país.

De maneira análoga, a divulgação ata do último encontro deliberativo do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) é aguardado para se saber do consenso dos membros dos órgãos quanto ao último recuo dos juros nos EUA. Powell descreveu o último corte como de “ciclo intermediário” em vez de um grande ciclo de atenuação do crescimento. A maioria dos agentes financeiros crê que as autoridades mantenham o tom ligeiramente eufemista em relação as chances de redução significativa do ritmo de crescimento.

Em meio as expectativas mencionadas, os relatórios econômicos a serem divulgados durante a semana deverão consubstanciar ou não as suspeitas do mercado quanto as ações das autoridades monetárias. Dentre os dados mais importantes, estão o de vendas de imóveis novos e usados e o de estoques de petróleo bruto.

O Banco Central da Europa (BCE) também divulgará a ata da última reunião de tomada de decisão de juros, na qual o referencial foi mantido. Apesar do resultado parcialmente frustrante, a tendência é a de que a ata revele orientações para futuros ajustes negativos, a começar em setembro. O BCE deve lançar mão, mais uma vez, do seu programa de flexibilização quantitativa, ou seja, inserir vultosos volumes de euros no mercado através da compra de papéis no mercado de capitais para estimular a economia.

Internamente, a agenda econômica deverá caminhar lado a lado com a política, uma vez que a economia do país, como emergente, deve sofrer com a aversão dos investidores estrangeiros por ativos de risco. Assim, para livrar o Brasil da já cogitada recessão técnica, o governo deverá anunciar uma série de medidas de estímulo a atividade econômica. Dentre as principais ações estão a continuidade do programa de desestatização, a aprovação da MP da Liberdade Econômica e a Empresa Simples de Crédito.


 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com