Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

17/05/2019 - Agenda Econômica, segunda-feira (20): Com crescimento econômico mundial em xeque, agravamento das gu

As tensões comerciais continuarão sendo um tema central nos mercados esta semana em meio a preocupações com as perspectivas de crescimento econômico global, à medida que a guerra comercial EUA-China se torna mais intensa. No movimento mais recente, os EUA se abstiveram de elevar as tarifas de importação sobre automóveis nas frentes japonesa e europeia, mas a ameaça de novas barreiras ainda está em aberto.

Após os EUA suspenderem a trégua acertada na reunião do G20 em Buenos Aires, no final de novembro, o novo aumento de 10% para 25% nas taxas de importação sobre as importações dos produtos chineses, estimadas em US$ 100 bilhões, gerou a reação chinesa, que elevou as tarifas na mesma proporção, mas sobre importações de produtos norte-americanos dimensionadas em US$ 60 milhões.

As atas da reunião de 30 de abril a 1º de maio do Federal Reserve, que serão divulgadas na quarta-feira, vão dar pistas sobre possíveis alterações na política monetária conduzida pelo Federal Reserve. O presidente do órgão, Jerome Powell, disse na conferência de imprensa, após o último encontro das autoridades monetárias, que não vê um argumento forte para alterar as taxas de juros. Mas, num contexto de baixa pressão inflacionária e incertezas econômicas, alguns formuladores de políticas do Fed indicaram que poderiam baixar as taxas de juros.

Uma nova rodada de dados econômicos será acompanhada de perto, num momento em que os mercados estão tentando avaliar o impacto do conflito comercial sobre as perspectivas de crescimento, tanto nos EUA quanto na economia global mais ampla.

Os EUA devem publicar relatórios sobre pedidos de bens duráveis e dados sobre as vendas de casas existentes e novas. A União Europeia, por sua vez, deve publicar dados preliminares sobre a atividade do setor privado, e a pesquisa de Clima de Negócios IFO também estará em foco, já que os investidores buscam sinais de crescimento mais forte no segundo trimestre. Os dados de inflação do Reino Unido e um relatório sobre as vendas no varejo do Canadá também devem atrair a atenção dos agentes mundo afora.

Com a agenda econômica doméstica em segundo plano, o mercado observará como o governo irá reagir a semana desgastante encerrada no dia 17 de maio. As negociações por votos a favor da reforma na Câmara terão continuidade, mesmo com os congressistas cada vez mais insatisfeitos com a articulação da base. Diante da onda de dificuldades à vista, o Boletim Focus apresentou o décimo segundo ajuste negativo consecutivo das expectativas do mercado para o crescimento do PIB em 2019, que rumo cada vez mais rápido para 1%.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com