Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa

Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

17/05/2019 - Produção de grãos na Argentina vai se confirmando robusta e rumo a recordes

Projeção da Bolsa de Cereales para produção de soja da Argentina sobe 1 milhão de toneladas


Segundo o reporte da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), referente à semana encerrada no dia 15 de maio, a colheita de soja na Argentina foi concluída sobre 76,7% da área agrícola e a produtividade até agora registrada continua acima das expectativas do mercado, elevando a projeção para produção da instituição a 56 milhões de toneladas.

Dada a produtividade estimada, a projeção atual mostra que os rendimentos conseguiram mitigar os efeitos das perdas de significativas áreas de produção por inundação, que ocorreram, no início da temporada, em Chaco, Santiago del Estero e no extremo norte de Santa Fé.

A BCBA afirma que a janela de bom tempo permitiu grandes progressos na colheita da oleaginosa, sobretudo no centro e sul da área agrícola, assim como em setores do Noroeste do país. Os trabalhos, dessa forma, foram concluídos sobre 85,7% da área nacional de primeiro plantio, que apresenta produtividade média de 63 sacas por hectare. Já sobre as áreas de segundo plantio, a colheita cobriu 56,1% dos lotes, que contêm produtividade média de 49,5 sacas por hectare.

Para a próxima semana, as previsões meteorológicas apontam chuvas de variável intensidade para os extremos da área agrícola, as quais poderiam interromper a colheita em alguns setores e agravar os excessos hídricos em localidades já comprometidas do Nordeste do país.






Excelente produtividade média parcial do milho mantém expectativa de recorde de produção na Argentina


No mesmo período, a colheita das lavouras de milho avançou sobretudo nas regiões que receberam o plantio antecipado, no centro e no sul da área agrícola. Paralelamente, os trabalhos continuam nas áreas de cultivo tardio nas províncias de Buenos Aires e Córdoba.

A instituição afirma que grande parte das 100 mil toneladas colhidas desde o seu último reporte tiveram excelentes produtividades, o que possibilitou a manutenção do rendimento médio da safra nas 158 sacas por hectare.

O bom clima em toda a área agrícola argentina permitiu que os trabalhos de colheita seguissem num ritmo satisfatório, excetuando apenas a região Nordeste, onde a dificuldade de transitar entre as fileiras seguiu adiando o seu início.

No oeste de Buenos Aires, oeste de La Pampa, Cuenca Del Salado e centro de Buenos Aires, significativos avanços e produtividades superiores ao esperado continuaram se revelando.

Por fim, até agora, cerca de 34% da área agrícola recebeu a colheita, fato que colocou no circuito comercial argentino cerca de 19,2 milhões de toneladas. A projeção da BCBA para a produção argentina, portanto, continuou nas 48 milhões de toneladas assumidas no último reporte, da semana passada.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com