Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

10/05/2019 - Boi gordo: Preços enfraquecem em meio a melhora na oferta de animais

Nesta semana, a oferta de animais manteve relativamente elevada no mercado físico de boiada gorda. E, à semelhança da semana anterior, a maior parte das praças registraram queda nos preços pagos pela arroba. A medida que avança o período de clima frio e seco no País, já chegando a alguns estados, e época de vacina contra aftosa, muitos pecuaristas acabam sendo pressionados a liquidar lotes remanescentes tratados à pasto e há a probabilidade de que o aumento nos animais ofertados se mantenha nas próximas semanas. Do lado da demanda, as indústrias frigoríficas absorveram bem as ofertas e suas escalas já se encontram mais longas, com a próxima semana já concluída em muitas regiões. Alguns agentes, por sua vez, já se retiraram das compras de gado esperando os resultados de vendas de carne fim de semana.

No Sudeste, houve novamente variações baixistas nos preços da arroba. As indústrias frigoríficas paulistas continuam indo a outros estados realizar compras de boiada. Destaque também para o estado de MG que, com a chegada de uma frente fria, teve sua oferta estimulada e um aumento nas negociações. Alguns agentes já se retiraram das compras nesta semana. A região Sul, puxado pela firme demanda externa, os frigoríficos locais trabalham com largas escalas, fato que segue sustentando os valores locais da arroba. No Centro-Oeste, os estados registraram aumento na oferta de animais e os preços se mostraram mais fragilizados, sobretudo no MS. No Norte do país, os problemas estruturais que levavam a dificuldades as negociações vêm diminuindo aos poucos e a liquidez do mercado retomada gradativamente. Os lotes represados agora são ofertados e a pressão baixista no mercado já começa a influenciar na formação dos preços oferecidos na arroba.

No atacado, o fluxo das negociações volta gradativamente a esboçar recuperação, impulsionado pelo típico aquecimento das vendas internas em início de mês e a proximidade do Dia das Mães, segunda melhor época para consumo. Paralelamente, as vendas de carne bovina ao mercado externo também estão excedendo forte influência no comportamento dos preços internos ao auxiliar na equalização dos estoques domésticos. No acumulado de janeiro a abril de 2019, o Brasil exportou um total de 538,1 mil toneladas de carne bovina, um desempenho 11,8% superior ao período análogo de 2018. Além da maior competitividade do produto brasileiro, as exportações brasileiras estão sendo impulsionadas pela aquecida demanda chinesa.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com