Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

10/05/2019 - Agenda Econômica, segunda-feira (13): Guerra comercial sino-americana ainda deve ganhar os holofotes

Após a China anunciar a retaliação a nova elevação das tarifas de importação dos EUA sobre os seus produtos, confirmada por Donald Trump no domingo anterior (04), os outros eventos na esfera econômica podem ficar em segundo plano, visto que a nova e inesperada escalada das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo tende a reconfigurar o comércio internacional e as expectativas dos players quanto ao crescimento do PIB global.

Suspendida a trégua na guerra comercial acertada na reunião do G20 em Buenos Aires, no final de novembro, o novo aumento de 10% para 25% nas taxas de importação sobre as importações dos produtos chineses, estimadas em US$ 200 bilhões, gerou a reação chinesa, que elevou as tarifas na mesma proporção, mas sobre importações de produtos norte-americanos dimensionadas em US$ 60 milhões.

O imediato efeito do novo sobressalto comercial sobre os mercados acionários e cambiais mundo fora foi o de maior demanda por liquidez e de aversão dos investidores ao risco. Por isso, o mercado de derivativos, sobretudo o de commodities agrícolas, experimentaram forte derrocadas, assim como as divisas de países que oferecem maior risco de mercado e de liquidez, como é o caso do Brasil. Esse, portanto, deve ser o tom a ser mantido durante toda a semana, com os agentes econômicos aumentando a sua predileção pela alocação de capital especulativo de curto prazo em economias e moedas tidas como “safe heavens”.

Dentre os reportes econômicos, ainda se destacam o da produção industrial da China, de vendas no varejo dos EUA, o índice de atividade industrial do Federal Reserve da Filadélfia e a divulgação da Ata do Comitê de Políticas Monetárias (COPOM). Para os três primeiros a expectativa é de forte recuo entre meses em decorrência da diminuição da intensidade de comércio externo entre EUA e China, ao passo que o COPOM deve trazer uma medida da inclinação das autoridades monetárias brasileiras em reduzir ainda mais a taxa SELIC.

Na esfera política brasileira, os movimentos da base governista para angariar apoio à aprovação da reforma da Previdência merecem destaque, assim como a participação de Paulo Guedes, ministro da Economia, em mais uma audiência a ser conduzida na comissão especial da Câmara. Por enquanto, conforme se dá a negociação por cargos e ministérios, o “Centrão” não manifestou apoio ao texto-base e as recentes derrotas do governo em outras pautas acendem o sinal de alerta quanto a celeridade da tramitação e a própria integridade do texto-base.

Por fim, o relatório Focus do Banco Central trouxe uma perspectiva mais pessimista quanto ao crescimento do PIB em 2019. Passando por retração pela décima primeira vez consecutiva, a projeção média para o crescimento da economia brasileira no ano agora soma 1,45%, saindo de 1,95%, resultado há 1 mês.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com