Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP

01/02/2019 - Agenda Econômica, segunda-feira (04): Da esfera política internacional e nacional virão os principai

 Essa semana se insinua vazia de indicadores macroeconômicos que possam alterar os rumos dos mercados de câmbio e acionário. É, portanto, do âmbito político que devem surgir os principais balizadores das decisões dos investidores mundo afora.

Na terça-feira, o presidente Donald Trump irá ao Congresso norte-americano proferir o seu discurso do Estado da União, em que presidentes costumam repassar os seus dois anos iniciais de gestão, suas propostas ao poder Legislativo e as suas prioridades de governo a partir de então. Isso ocorrerá quando o chefe de estado começa a enfrentar o desfecho das investigações sobre sua campanha presidencial em 2016 e a suposta associação com os russos.

Nas prévias do discurso fornecidas pela Casa Branca, o tom entrevisto é de pacificação com os Democratas, apesar das divergências quanto a construção do muro na fronteira com o México que levou à suspensão parcial das atividades do governo federal. Segundo notícias, o presidente irá listar temas de consenso entre os partidos para composição de um novo orçamento, mesmo que paliativo.

Durante o período também irão a público diversos membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), através dos quais o mercado tentará adiantar se a política monetária dos EUA se mostrará ainda menos contracionista do que o imaginado. Caso a percepção seja de que sim, haverá grandes chances de que o dólar venha abaixo.

Iniciadas as negociações de alto nível entre EUA e China, em Washington, por um fim à guerra comercial, os agentes também monitorarão qual é o ambiente que envolve as autoridades dos países. O prazo da trégua se encerra em 4 de março, fato que deve acelerar as tratativas.

Como pano de fundo, o principal indicador econômico será o resultado pesquisa do Instituto para Gestão da Oferta (ISM), que trará a medida da atividade do setor de serviços dos EUA no mês passado, importante dado de associação à evolução da inflação e à orientação da taxa-alvo de juros do país.

Em âmbito doméstico, a retomada das atividades dos congressistas e a divulgação de mais detalhes sobre a negociação pela aprovação da reforma da Previdência – bem como detalhes da própria reforma previdenciária – tendem a dominar o noticiário e guiar os fundos que navegam no mercado brasileiro.

Por fim, o Boletim Focus de hoje trouxe como principais atualizações de expectativas do mercado as referentes ao IPCA de 2019, que caiu de 4% para 3,94%; a taxa de câmbio do mesmo ano, que também recuou d e R$ 3,75 a R$ 3,70; e a meta da Taxa Selic, que chegou a 6,5%, após somar 7% na semana passada.

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com