Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP e Portal DBO

19/05/2017 - Turbulência política deve adiar retomada de consumo - entrevista de José Vicente Ferraz

A delação dos proprietários da JBS segue causando danos a diversos setores da economia brasileira. De acordo com levantamento da Informa FNP, o mercado de boi gordo, que já vinha com baixa movimentação, segue estagnado. "Quase não foram fechados negócios em dois dias. Tanto a indústria quanto os produtores estão receosos", destaca o analista de pecuária da consultoria, José Vicente Ferraz.

Embora o momento atual seja conturbado, o analista afirma que a paradeira não deve se manter por mais de uma semana. No entanto, ele acredita que a turbulência política causada pelas denúncias comprometeu as previsões de um possível crescimento econômico do País e, consequentemente, a retomada do consumo interno de carne bovina.

"O mercado não deve ficar parado por muito tempo, afinal as pessoas precisam se alimentar. O grande problema é saber como o País será conduzido. Muitos levantamentos apontavam que a economia voltaria a crescer em 2018, mas, agora será muito difícil que isso aconteça. O desemprego deve continuar alto, mantendo o consumo em baixa".

Outro impacto das denúncias, as oscilações cambiais, também podem prejudicar a situação econômica do Brasil. Um dia após a divulgação da delação o dólar teve sua maior alta diária dos últimos 18 anos ao subiu 8,15%, para R$ 3,40. Já na manhã seguinte (hoje) a moeda norte-americana sentiu os efeitos da intervenção do Banco Central e está cotada a R$ 3,26. "O dólar alto ajuda nas exportações, mas mudanças tão severas de um dia para o outro causam um imenso impacto negativo na economia interna. Vale lembrar que apenas 20% da carne que produzimos é vendida para o exterior", explica.

Mesmo com o escândalo estourando pouco tempo após a operação Carne Fraca, em que a JBS também foi citada, o analista acredita que isso não prejudicará a imagem da empresa, nem do Brasil, no mercado externo.

“A Carne Fraca questionava o sistema de processamento de carne, o que coloca em risco a vida das pessoas. Agora o que vemos é uma denúncia de corrupção dos gestores de uma empresa. Nesse caso, temos que separar a conduta da pessoa física da pessoa jurídica. Se a JBS continuar entregando produtos de qualidade, deve manter participação no mercado”.

Sem a sustentação do consumo interno, os preços do boi gordo devem seguir em baixa, afetando toda a cadeira produtiva da pecuária. Esse movimento também deve se repetir nas demais áreas da economia brasileira, pressionando a reunúncia do atual governo.

"O cenário é muito parecido com o do ano passado, que ocasionou o impedimento da ex-presidente Dilma. O governo perdeu a sua credibilidade. Somente uma mudança será capaz de reverter a situação e trazer o otimismo de volta”, concluiu José Vicente Ferraz. 

Fonte: IEG FNP e Portal DBO

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411